* English version below *
Que tal enviar emails pelo Blender? Ou então mandar um aviso direto para o IRC? Ou então atualizar seu Twitter sem sair do seu programa 3D favorito?

E que tal se agregarmos algum uso pra isso?

Pois meus amigos, hoje estou lançando oficialmente um conjunto de scripts (três por enquanto) para  enviar um recado pelo Blender. Qual a função disso? Na verdade isto surgiu como uma brincadeira, mas descobri que isto pode ser bem útil se você quiser acompanhar pela internet como anda uma renderização, um cálculo (baking) de partículas, uma  simulação de fluidos ou até de SoftBody.

Você pode ir pra casa, pra praia, dormir, que assim que o Blender chegar ao frame que você queira, ele te avisa.

Está curioso? Quer experimentar?
Bom, antes você terá que instalar o Python em seu computador e ter uma versão minimamente atualizada do Blender.

Daí baixe este arquivo abaixo, e siga as instruções. Eles estão desenhados para funcionar como Script Links, e aqui estão funcionando muito bem obrigado 🙂

Blender Notifier 1.0

Espero que gostem, e caso você venha a realmente utilizá-los me deixe uma mensagem 🙂
Não vai te custar nada e vai me encher de alegria.

Um grande abraço,
Dalai (dfelinto)

Read More →

Oi meus amigos.
Já faz um tempo não escrevo. É que estive de mudanças e as últimas semanas de trabalho e a despedida de Vancouver foram repletas de emoção :p

Estou agora escrevendo de Toronto. Estou fazendo um intercâmbio na York University e durante estes quatros meses vou estudar urbanismo, Tai Chi e adivinha o que mais?

Pintura (estudo de cores) e Desenho (com foco em representação de ambientes arquitetônicos e composição.

Bacana né? Estou ansioso para ver minha técnica melhorar e consequentemente meus trabalhos no Blender.

Eu que adoro um making-off, resolvi mostrar aqui como está meus trabalhos hoje, e em alguns meses eu posto em que pé cheguei 🙂 Então aqui vai uma amostra do que tenho desenhado, espero que vocês gostem.

Desenho

Desenho baseado em fotografia. Charcoal preto e branco (e borracha).

Desenho 02

Desenho baseado em fotografia. Pra variar feito em charcoal preto e branco (e borracha).

Vancouver - Sea Wall

Desenho de paisagem (Sea Wall, Vancouver). Marcador Chinês.

Desenho 04

Desenho baseado em foto. Charcoal

Mori

Charcoal sobre fotografia.

Como quase tudo na vida, a gente enferruja se parar de desenhar. Estes desenhos não estão propriamente em ordem, mas de todo modo eu lembro que os primeiros retratos que comecei a desenhar foram muito difíceis de acertar alguns detalhes como olhos, expressão (ainda é o maior desafio para mim), e luz de uma forma geral. Com o tempo fui tentando retomar a intimidade com o traçado, e estou bem contente com o que tenho desenhado.

Entenda este post como um convite à desenhar. Pegue um livro na biblioteca,  escolha um bom lápis, charcoal, conté, ou mesmo caneta, vale tudo. Arranje um bom papel, espere um sábado ensolarado e se divirta !!!Um grande abraço,

Dalai