Português

Hoje foi dia de despedida.

Vou ficar um bom tempo sem voltar à UBC, onde eu aprendi muito, trabalhei muito, e o mais importante: me diverti horrores :D

Para celebrar o fim desta etapa de trabalho (novidades em breve, terminamos um vídeo que ficou bem bacana) resolvemos tirar parte do expediente pra testar o domo que tem aqui.

Nem tudo deu certo, por exemplo o domo aqui é do tipo truncated, então tenho que refazer parte do código pra suportar este tipo de domo também.

Mas enfim, foi bem divertido.

Inglês

Today was time to say bye to UBC again. Sunday I’m heading to Toronto, and then going back to Brazil in the end of February.

As a nice farewell work day, we took part of it to run some tests in the Dome they have at UBC.

Unfortunately their Dome is a trucated one. Since so far I coded only the regular fisheye camera in Blender, the distortion isn’t the same.

After some hacky changes in the code (and quick recompilations thanks to scons) we had some nice result though.

Português

Ainda tem algumas coisas que tenho que ajeitar no código.

Eu estava tentando usar FBO pra facilitar minha vida e ganhar em performance. Mas por alguma razão o resultado ficou bem pior.

Devo estar fazendo alguma coisa errada :/

Enfim, novidades em breve.

Abraços,
Dalai

Inglês

The nice thing about the tests it’s that I did realize there are changes I need to do.

For example it will be handy to have a controller to adjust the size of the projection. A kind of a scale property.

Another thing it’s that I was concerned about the seams, but in the end you get so dizzy you can’t notice them :p

Well let’s see how does it end :)

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Fisheye em aplicações interativas, jogos e planetários com Blender

Portuguese

Nossa faz tanto tempo que não escrevo, que fico até acanhado 🙂 Então antes de mais nada, feliz 2009 !!!! e para não enferrujar de todo vou aproveitar aqui para compartilhar o meu mais recente trabalho.

Estou programando uma opção de câmera tipo olho de peixe (FishEye) para a Blender Game Engine.

Inglês

Hello all! This is the first post of 2009, and I hope you like it.

I still wanna talk about my plans for this year, and bla, bla, bla. Not today though.

For today I will talk about Fisheye cameras in Blender Game Engine. (cool!)

Fish Eye option in Blender

Português

O trabalho é para a Société des arts Technologiques de Montreal, Canada. Eles tem um desses domos, como se fosse um planetário, e querem usá-lo para apresentações arquitetônicas interativas.

O legal é que isso me aproxima de mais uma de minhas paixões que é a astronomia. Eu amo céus estrelados, de roça e de cidadezinhas de interior.

Por conta disso, sou fã de carteirinha do Planetário do Rio. Se você tiver a oportunidade não perca a chance de fazer uma visita lá. Eles oferecem cursos a preços bem acessíveis. Eu recomendo, especialmente o de identificação de estrelas e o de astrofotografia, nota dez.

Imagina se um dia o planetário resolve usar o Blender pra mostrar apresentações interativas? sonhar não custa nada 🙂

Enfim para quem quiser ler mais sobre a parte técnica do assunto, eu recomendo o excelente site do professor australiano Paul Bourke. Ele tem um extensivo trabalho nesta área de projeção em domos, e está me dando uma super força nesta parte do código.

E se você tiver usando o windows, eu botei uns arquivos online que você pode dar uma olhada:

English

I’m doing this work for the Société des arts Technologiques of Montreal, Canada. They have a dome (an horizontal hemisphere) and they want to use it to display interactive Architecture Visualization.

This is the same technology used in Planetariums.Therefore this is a very special opportunity for me. I always loved stars, planets, nebulas. Indeed I even have a favorite nebula, the M43 in the Orion Constelation.

I can even say I have a good background on that. In the planetarium of Rio de Janeiro, they offer some very-accessible courses related to the stars. I’m glad I did the Identification of Stars and Constellations and AstroPhotography.

Well, all of this just to say that I would love to implement or see implemented this solution in a planetarium 🙂

So on, if you want to have a deep read in the technicall aspects of generating these images, prepare your bookmark. Paul Bourke a very nice Australian professor, has an extensive material online explaining his techniques and classicall methods. He is helping me a lot to understand his code, math and methods.

If you wanna try the current work in progress I made a build for windows:

Links:

Fisheye.zip [15MB] – o blender alterado versão pra windows
ProjHabPop.blend [4MB] – arquivo antigo (de 2007 :p) – para mudar a câmera aperte X ou Z
Matrix.blend [18MB] – outra cena de teste (generosamente cedida por Mike Pan).

Atualmente estou reescrevendo o código responsável pelo render dos frames. Com isto quero consertar o seguinte: I’m currently rewriting my whole renderpipeline. So there are some know non-supported features:
  • Multiple scenes (overlay, …)
  • Lighting and shadow
  • Multiple Viewport
  • non-fullscreen mode
  • World/sky color
E algumas outras funções que ainda quero implementar: And some features I still want to implement:
  • offset fisheye (globe 360º)
  • panquake mode 180º
  • panquake mode 360º
  • truncated fisheye
  • wrapped fisheye

Bônus

Tests ss15 gui Yo Frankie

É isso, não quis começar o ano com nenhum post muito técnico não, mas nada me impede de mais tarde voltar a escrever sobre este assunto.

Aproveitando a ocasião eu gostaria de deixar um obrigado especial para Amora, Camila e Michele. Por alguma mística razão, o Google mantém meu blog entre os primeiros quando se busca desenhos de moda.

Como eu gosto de vários assuntos (por mais que estilismo não seja um deles :p) eu fico mais do que contente de receber visitas tão diversas, e comentários tão carinhosos e construtivos como os que inesperadamente recebi delas.

Abraço a todos e a todas,

Dalai

(translation to that part: ‘Good bye, and thanks for all the fishes‘:)