English: Article to be translated. In the mean time an online translator should work 🙂 Those are general tips to optimize your BGE applications.

É engraçado que com o passar do tempo a gente esquece que estas coisas muitas vezes são mal-documentadas e acabam escapando do conhecimento da maioria das pessoas. Então, como resposta a um email de um amigo, resolvi escrever esta pequena lista de dicas para melhorar a performance de seus jogos com a Blender Game Engine.

Display List:

Artista: faz seu jogo ficar mais rápido. Só funciona para objetos não animados. Não funcionava no Blender 2.47 (!). Talvez esta seja uma das razões de muita gente não entender suas vantagens.

Técnico: Display List (ou D.L.) é uma forma de passar um objeto para a placa de vídeo apenas uma vez. Esta lista de polígonos é compilada uma única vez e cada vez que seu objeto precisa ser chamado a lista é executada. É bem rápido. Bem mais do que Vertex Arrays (a tecnologia anterior). É tecnologia antiga, atualmente substituída por VBO (Vertex Buffer Object). Apesar do Blender 2.5beta ter suporte à VBO o mesmo não se extende à Blender Game Engine. Mas não adianta manter as expectativas altas, VBO não é mais rápido que Display Lists. Ele é mais eficiente no manejo de memória (ou seja, usa menos RAM). Além disso ele é meio caminho andado para se implementar Hardware Skinning na BGE. Existe um patch quase completo para a BGE suportar VBO. Nos meus testes realmente não notei nenhuma melhora considerativa de performance (mesmo em modelos bem pesados).

Read More →