Ah, carnaval !!!

Como diria meu grande amigo João Francisco: “Carnaval não é uma época do ano, é um estado de espírito“.

E como eu gosto deste estado de espírito.

São pessoas de todos os tipos dispostas a trocar sorrisos e cumprimentos, bom dias e telefones.

E é sobre isso que vou versar hoje: comunicação.

No final do ano passado, estive em Londrina. Família grande. Primos, primas e agregrados fizeram a alegria dos dias que puderam ser curtidos juntos.

O marido da minha prima chama-se André. Ele é uma pessoa e profissional maravilhoso, que seguiu o rumo do design e artes gráficas ao longo de sua trajetória.

De uns tempos para cá, ele montou uma empresa própria – DBox Design – para continuar atuando na área de comunicação visual e desenho de produto dentro do mercado nacional.

DBOX DESIGN

A empresa dele é uma das poucas que eu conheço que tem todos os softwares licenciados e legalizados, incluindo a suíte Adobe e outros programas complementares.

Quando ele precisa apresentar algum projeto em 3D, ele utiliza o software Lightwave, e apesar do pouco uso que o programa tem para ele, o investimento da licença se justifica.

Vi então uma grande oportunidade de colaborar com o projeto do Blender: apresentar a um profissional de ponta, um programa capaz de fazer tudo que ele fazia com outro programa, com a vantagem de não haver custos relativos a licenças.

Ora, isto parece trivial para quem acompanha os avanços do Blender diariamente, mas eu tenho certeza de que existem milhares de pessoas que por pura desinformação ou preconceito não adotam soluções livres junto a seu esquema de trabalho.

É interessante lembrarmos que o mundo do software livre é muito dinâmico, e algumas vezes é questão de apenas meses para que uma ferramenta ou funcionalidade nova seja desenvolvida e possa anteder a um novo leque de usuários em potencial.

E o que seria de um programa sem seus usuários, dos novatos aos mais experientes?

Para apresentar o Blender a ele, eu fiz o download do filme Elephant Dream’s (curta de animação feito com software livre), mostrei a galeria online do Blender e mostrei rapidamente como fazer um modelo interativo na GameEngine com direito a Baking. Além disso peguei alguns arquivos de exemplo disponíveis no site do Mike Pan para mostrar as vantagens de alguns diferenciais do Blender, como o simulador de fluídos interno e a utilização de física real para auxiliar as animações.

Eu ainda aproveitei o final de ano para fazer um bom tutorial de modelagem de precisão, então pude mostrar também como funciona o sistema de janelas do Blender e o seu sistema de modelagem não-orgânica.

Talvez seja desnecessário dizer que ele adorou né? Ainda mais porque chegando em casa nós fomos mantendo contato acerca dos eventos que tiveram em São Paulo (curso no SENAC, …) e algumas outras novidades que poderiam interessar a ele.

Enfim, é com este tipo de recurso que o software livre tende a se expandir: o valioso recurso humano que por trás das telas do computador se propõe à participar do processo de construção de seu próprio programa.

E como diria Cartola: “E assim, íamos vivendo em paz …

Um grande abraço,

Dalai

Links Úteis:

http://www.elephantsdream.org/

http://www.blender.org/features-gallery/gallery/images/

http://www.allanbrito.com/2007/12/27/guia-de-modelagem-mecanica-para-o-blender/

http://homepage.ntlworld.com/r.burke2/presision_modelling.html

http://mpan3.homeip.net/

PS.:

Comecei a escrever este post logo depois do carnaval, mas infelizmente tenho tido pouquíssimo tempo para me dedicar ao Blog.

Mesmo assim, espero que apreciem este artigo 😉

2 Thoughts on “Comunicação: Divulgando o Blender e afins

  1. Olá Dalai,
    Quando ele começar a usar o Blender em seus trabalhos, não deixe de postar no blog. Um bom exemplo para ele ver também é a empresa ZQuatro (Brasiliera) que tem um artista CG o Lucio Cavalcanti (é até capaz de já conhecer) que usa o blender em seus trabalhos, por exemplo deixo aqui o link de um trabalho que ele fez que passou na TV Pernambucana e é feito em blender http://www.zquatro.com/busca/?z4=mascote%20bugaloo

    Abraços

  2. Oi!
    Já tinha visto alguns trabalhos do Lúcio e realmente são impressionantes.

    Eu lembro que há uns anos atrás não se viam muitos trabalhos com qualidade profissional sendo feitos com o Blender no Brasil, e agora já podemos começar a ver profissionais usando ele como ferramenta de trabalho.

    Eu adoro isso!
    PS.: A Joaninha que você fez está ótima! E os damascos, quer dizer, as hemácias ficaram bem legais também 🙂
    Parabéns.

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