Hoje finalmente terminei meu Portfolio.

Procurei organizá-lo de forma que mostrasse diversas áreas e técnicas dentro do escopo das Artes Gráficas (Design, 3D, 2D, …).

Estou fazendo isso para tentar algum estágio no Canadá nesta área (vou passar um tempo lá este ano, estudando). Eu já conversei com alguns profissionais de lá, e parece que o perfil do profissional canadense é extremamente especializado.

Por exemplo, conheci uma pessoa que é especializada em fazer apresentações (em Flash ou PowerPoint) para empresas. Ele é um ótimo designer e encontrou um nicho super seleto para trabalhar que eu nem sabia que existia.

Parece bem diferente do Brasil onde muitos profissionais acabam realizando várias tarefas distintas.

* * *

Capa
Desenho Técnico
Levantamento Fotogramétrico
Manipulação de Imagem
Perspectivas com VRay
Ilustração Vetorial
Perspectivas com o Blender
Publicações e Apresentações

* * *

Eu resolvi caprichar no portfolio, inspirado numa frase que eu li certa vez. Dizia algo como:

“Não é difícil arrumar um bom trabalho, o difícil é ter um bom portfolio”

Espero estar caminhando nesta direção 🙂

E quero em breve voltar a publicar alguns posts exclusivamente sobre Blender, mas por enquanto estou tendo que priorizar outras coisas (e acho que estou gostando de escrever artigos menos técnicos).

Grandes abraços,
e muito obrigado a todos que tem acessado ao blog.
Dalai

5 Thoughts on “Portfolio

  1. Ola Dalai, está excelente! 😉 E desejo boa sorte com teus planos de estágio sei que vai conseguir! 😉

    Abraços

  2. Muito bom portfólio! Também acho que não existe arma melhor para ir caçar empregos… Parabéns e boa sorte!

  3. Obrigado pelos comentários!
    Estou sem tempo estes dias por conta dos ajustes da viagem, mas assim que tiver novidades eu posto aqui.

    Enquanto isso, eu recomendo o tutorial que o Yorik fez sobre como fazer árvores com software livre, está bem legal (cuidado, está em inglês) –
    http://yorik.orgfree.com/tutorials/treemaking.html

    Abraços

  4. parabens dalai,

    muito bom os artigos menos tecnicos.
    estou começando no blender.

    pesquiso na internet portfolios de animacao de comerciais ou vinhetas para tv que tenham sido feitas com o blender, mas é tudo muito misturado as pessoas nao falam: isso foi só feito com o blender.

    no seu portifolio por exemplo porque o uso das maquetes do blender com o SketchUp?
    seria tipo um corel e photoshop?

    o que o SketchUp ajudou fez na criação?

    abraços,
    gpr.

  5. Obrigado pelos parabéns.

    Para encontrar comerciais produzidos com o Blender eu recomendo uma busca nos fóruns nacionais, em especial o Procedural (www.procedural.com.br) e o BlenderBrasil (www.blender.com.br).

    Claro que normalmente o Blender não é utilizado sozinho, ele trabalha melhor se integrado com outros programas.

    No caso dos trabalhos que estão no portfolio, em alguns casos eu fiz a modelagem no AutoCAD, em alguns eu fiz no SketchUp, e em outros casos eu fiz direto no Blender.

    Respondendo especificamente a sua pergunta, o SketchUp é um programa que eu utilizo mais para modelagens rápidas e exporto para o Blender.

    Se quiser saber mais sobre o assunto dê uma olhada no que escrevi sobre o Blender e SketchUp – http://blenderecia.orgfree.com/index.php/blender/blender-sketchup/

    Abraços,
    Dalai

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