Faz tempo que não falo sobre Blender por aqui, acho que estava esperando uma boa oportunidade.
Bom, hoje de manhã, enquanto comia meu Froot Loops, resolvi checar meu e-mail. Claro que eu não resisti e dei uma passada no BlenderNation.
Fiquei chocado com o que eu vi – um projeto sendo desenvolvido na UBC usando o Blender e com oferta de estágio para o verão (inverno brasileiro).
Para entender a minha alegria, a University of British Columbia fica a 30 minutos de ônibus de onde estou morando.
AI CARAMBA !!!
Perdi a hora da aula imaginando que esta pode ser a oportunidade que eu estava procurando.
Eu já tinha tentado entrar em contato com a equipe do VGA Studio – um estúdio canadense que ministra cursos e utiliza o Blender para desenvolver trabalhos de animação e visualização arquitetônica. Infelizmente eles estão muito ocupados trabalhando nos efeitos especiais de um filme. Como este projeto é sigiloso ainda não pude conhecer o estúdio, e eles não estão aceitando estagiários por um tempo.
Bola pra frente, estava procurando algum estágio relacionado à animação, mas acho que este projeto da UBC é mais interessante e pode abrir mais portas no futuro.
Então deixa eu traduzir a chamada do BlenderNation:
O Great Nothern Way Campus em Vancouver B.C., Canadá, tem trabalhado com o Blender e sua GameEngine para produzir a visualização de dados científicos relativos à política de pesca e a dinâmica da população marinha.
Além disso eles estão buscando estagiários para trabalhar com o Blender neste verão.
Dêem uma conferida no trabalho deles:
Eu achei o máximo e já mandei um e-mail pedindo mais informações e enviando meu portfolio e currículo para apreciação. Eles pedem conhecimentos em Blender, Blender GameEngine e Python.
Meus conhecimentos de Game Engine e Python são mais artísticos do que técnicos – eu sei os recursos e as limitações, mas não tenho total autonomia para desenvolver a programação de um sistema inteiro destes – mesmo assim não custa tentar contribuir em outras partes do projeto. Agora é esperar e torcer para que dê tudo certo, assim que tiver novidades eu mando notícias por aqui.
O que eu achei mais interessante deste projeto, é que ele mostra uma possibilidade ainda pouco explorada para quem trabalha com 3D que é trabalhar junto com equipes de pesquisa em diferentes áres da ciência.
Por falar nisso, há pouco tempo atrás o Allan Brito, escreveu um artigo bem interessante sobre o tema com algumas animações bem interessantes, que vale conferir:
http://www.allanbrito.com/2008/03/10/animacoes-para-area-de-saude-um-mercado-ainda-inexplorado-em-cg
…
Abraços,
Dalai
Espero que o texto tenha saido direito, eu acho que estou enferrujando para escrever em português.
Dalai, em que site eu baixo o CrystalSpace Engine?
Para encontrar o Crystal Engine, e começar a usá-lo eu recomendo uma lida no excelente tutorial do Allan Brito – http://www.allanbrito.com/2008/04/06/tutorial-blender-3d-e-crystal-space-3d-introducao-e-instalacao/
Ele aborda a instalação e os primeiros passos desta Game Engine.
Dalai, tem alguma outra Engine que você conheça que sirva pra fazer jogos no Blender, ou talvez até algum outra programa pra fazer jogos (sem ser o GameMaker)?
Excelente! Espero que tu consiga um estágio la, parece o máximo! E, melhor ainda, é uma área relativamente inexplorada ainda…
G-SANtos: existem milhares de GameEngine que podem ser usadas com o Blender. Se você não tiver pressa eu recomendo esperar o fim do projeto apricot – http://apricot.blender.org para avaliar melhor as possibilidades de integração do Blender com outras Engines.
De todo modo você tem como produzir modelos e animá-los no Blender e exportar para a Engine que você quiser. Não sei indicar nenhuma específica não, mas sei que na internet você consegue encontrar este tipo de informação.
Yorik: Valeu pela torcida, assim que tiver novidades eu aviso!
Estava vendo que você vai dar uma oficina agora em Maio em São Paulo, que massa! http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=131448
Não preciso nem falar que eu adoraria participar. Posta umas fotos no seu Blog depois.
Abração,
Dalai