Faz tempo que não falo sobre Blender por aqui, acho que estava esperando uma boa oportunidade.

Bom, hoje de manhã, enquanto comia meu Froot Loops, resolvi checar meu e-mail. Claro que eu não resisti e dei uma passada no BlenderNation.

Fiquei chocado com o que eu vi – um projeto sendo desenvolvido na UBC usando o Blender e com oferta de estágio para o verão (inverno brasileiro).

Para entender a minha alegria, a University of British Columbia fica a 30 minutos de ônibus de onde estou morando.

AI CARAMBA !!!

Perdi a hora da aula imaginando que esta pode ser a oportunidade que eu estava procurando.

Eu já tinha tentado entrar em contato com a equipe do VGA Studio – um estúdio canadense que ministra cursos e utiliza o Blender para desenvolver trabalhos de animação e visualização arquitetônica. Infelizmente eles estão muito ocupados trabalhando nos efeitos especiais de um filme. Como este projeto é sigiloso ainda não pude conhecer o estúdio, e eles não estão aceitando estagiários por um tempo.

Bola pra frente, estava procurando algum estágio relacionado à animação, mas acho que este projeto da UBC é mais interessante e pode abrir mais portas no futuro.

Então deixa eu traduzir a chamada do BlenderNation:

O Great Nothern Way Campus em Vancouver B.C., Canadá, tem trabalhado com o Blender e sua GameEngine para produzir a visualização de dados científicos relativos à política de pesca e a dinâmica da população marinha.

Além disso eles estão buscando estagiários para trabalhar com o Blender neste verão.

Dêem uma conferida no trabalho deles:

Eu achei o máximo e já mandei um e-mail pedindo mais informações e enviando meu portfolio e currículo para apreciação. Eles pedem conhecimentos em Blender, Blender GameEngine e Python.

Meus conhecimentos de Game Engine e Python são mais artísticos do que técnicos – eu sei os recursos e as limitações, mas não tenho total autonomia para desenvolver a programação de um sistema inteiro destes – mesmo assim não custa tentar contribuir em outras partes do projeto. Agora é esperar e torcer para que dê tudo certo, assim que tiver novidades eu mando notícias por aqui.

O que eu achei mais interessante deste projeto, é que ele mostra uma possibilidade ainda pouco explorada para quem trabalha com 3D que é trabalhar junto com equipes de pesquisa em diferentes áres da ciência.

Por falar nisso, há pouco tempo atrás o Allan Brito, escreveu um artigo bem interessante sobre o tema com algumas animações bem interessantes, que vale conferir:
http://www.allanbrito.com/2008/03/10/animacoes-para-area-de-saude-um-mercado-ainda-inexplorado-em-cg

Abraços,
Dalai

Espero que o texto tenha saido direito, eu acho que estou enferrujando para escrever em português.

5 Thoughts on “Blender no fundo do Oceano Pacífico

  1. G-SANtos on April 12, 2008 at 12:55 pm said:

    Dalai, em que site eu baixo o CrystalSpace Engine?

  2. Para encontrar o Crystal Engine, e começar a usá-lo eu recomendo uma lida no excelente tutorial do Allan Brito – http://www.allanbrito.com/2008/04/06/tutorial-blender-3d-e-crystal-space-3d-introducao-e-instalacao/

    Ele aborda a instalação e os primeiros passos desta Game Engine.

  3. G-SANtos on April 18, 2008 at 12:54 pm said:

    Dalai, tem alguma outra Engine que você conheça que sirva pra fazer jogos no Blender, ou talvez até algum outra programa pra fazer jogos (sem ser o GameMaker)?

  4. Excelente! Espero que tu consiga um estágio la, parece o máximo! E, melhor ainda, é uma área relativamente inexplorada ainda…

  5. G-SANtos: existem milhares de GameEngine que podem ser usadas com o Blender. Se você não tiver pressa eu recomendo esperar o fim do projeto apricot – http://apricot.blender.org para avaliar melhor as possibilidades de integração do Blender com outras Engines.
    De todo modo você tem como produzir modelos e animá-los no Blender e exportar para a Engine que você quiser. Não sei indicar nenhuma específica não, mas sei que na internet você consegue encontrar este tipo de informação.

    Yorik: Valeu pela torcida, assim que tiver novidades eu aviso!
    Estava vendo que você vai dar uma oficina agora em Maio em São Paulo, que massa! http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=131448

    Não preciso nem falar que eu adoraria participar. Posta umas fotos no seu Blog depois.

    Abração,
    Dalai

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation