* aviso aos navegantes, cuidado, artigo técnico abaixo

A resposta para a pergunta acima é simples: sempre que possível 🙂

É claro que não é sempre que o Blender é a melhor opção para todas as etapas de um trabalho, mas cada vez mais ele tem como ser encorporado em novas fases da produção.

Bom, vamos pôr a mão na massa e tentar clarificair isso em um caso real …

Esta semana eu tive que fazer um mockup da interface do projeto aqui da UBC. A ideia era fazer uma barra de ícones bem simples, mas que tivesse três sessões que mudassem quando fossem selecionadas.

Os programas ideais para se desenhar este tipo de menu são programas gráficos como Inkscape, Corel Draw, Adobe Illustrator, ou mesmo GIMP e Photoshop.

Apesar disso, como o projeto preve uma manutenção simples, é muito mais fácil para todos da equipe se mais e mais partes do projeto forem desenvolvidas usando um único programa.

E não é que o Blender dá conta do recado muito melhor do que eu imaginava?

Bom, primeiro criei a estrutura do menu com base num modelo já existente. Importei uma curva criada no Inkscape e terminei a modelagem de um dos três menus.

imagem01.png

Para criar os dois outros menus foi bem simples, criei uma cópia do objeto (ALT+D) e ajustei os ícones – quando se cria um clone de um objeto, qualquer alteração na forma de um dos objeto altera todos os outros objetos igualmente. Passo seguinte, apliquei um material diferente para cada objeto. Para fazer isso certifique-se de que o material está aplicado ao objeto, e não ao Mesh.

Para facilitar alterações futuras, e evitar problemas de alinhamento, os três menus estão sobrepostos, mas em layers diferentes.

imagem03.png

Agora vêm o pulo do gato: Como fazer para renderizar as três imagens separadamente, e depois juntá-las separadas em distâncias iguais de modo que seja fácil refazer o trabalho no futuro? Será que isso é pedir demais?

Render Final

Com o sistema de Composite Nodes do Blender é possível renderizar cada layer de um modo diferente. No meu caso eu queria renderizar toda a cena de uma vez só, sem precisar renderizar cada menu individualmente. Mas como os objetos estao sobrepostos, eu precisaria movê-los na imagem final.

Não tem problema. Primeiro eu criei três RenderLayers diferentes, um para cada layer da cena. Depois fui na tela de composição do Blender, e descobri que existe um Output Node que serve exatamente para o que eu estava precisando. O node Translate, move a image input (no caso cada RenderLayer) de acordo com um offset que você configura.

Isto é perfeito por duas razões. Primeiro que você consegue reorganizar as imagens em uma única imagem de uma só vez. Segundo que agora que sabemos exatamente qual é a diferença da posição de cada uma das imagens, na hora que aplicarmos o mapeamento UV nós temos como trabalhar com precisão absoluta no posicionamento de cada imagem.

Esquema de Composite Nodes

No final só faltou voltar para o arquivo principal e importar esta imagem para aplicar no menu.

O menu basicamente é um plano com uma imagem aplicada a ele, e a cada clique muda a imagem (na verdade estou mudando o Mesh associado ao objeto, dessa forma mudando a textura tambem). O segredo aqui é usar uma cópia do objeto e alterar o mapeamento UV para usar as outras partes da imagem no lugar do primeiro menu.

Como sabemos exatamente o offset entre cada imagem, na tela de mapeamento UV só precisamos selecionar os vértices e mover a distância que configuramos acima, quando criamos a imagem.

Simplesmente, rápido e elegante …

Menu dentro do Projeto

Blender neles Brasil !

Um abraço forte,
Dalai

Para saber mais:

Introdução ao Blender Nodes por Cícero Moraes

Exemplo de Menu do site blendenzo.com

* se você achou muito complicado, interessante, desinteressante, dá um retorno que no próximo a gente melhora 🙂

6 Thoughts on “Quando usar o Blender?

  1. Desinteressante? Poxa vida…

    Que massa! Eu não uso o sistema de GE do Blender mas… isso é muito interessante! Saber do que o Blender é capaz de fazer….

    Parabéns, muito bom !!

  2. Opa, obrigado pelo comentário 🙂

    Realmente o Blender é capaz de muita coisa, especialmente entrando na parte de programação e interatividade.

    E o mais impressionante é que ele está evoluindo a passos largos …

    Abraços

  3. Ricardo Maia on June 13, 2008 at 5:53 pm said:

    Adorei o texto, e tambem tento usar o blender para quase tudo que para mim surge ja que outras ferramentas terei que aprender do zero, prefiro sempre adaptar com o blender.

    Sim, bastante complicado para quem esta iniciando o conhecimento de nodes. Quando escrevemos um texto técnico muita vez ele nos parece completamente obvio.

    Digamos que entendi completamente a essencia do que pode ser feito, mas nao os detalhes de como faze-lo

    De certa forma pode bom pois aprender nos move a continuar estudando.

    Parabens.

  4. Adriana Nascimento on June 17, 2008 at 11:18 pm said:

    Olá querido Dalai,
    Há quanto tempo… entrei hoje depois de muitos meses sem ver internet ou mesmo o meu blog e descobri um comentário seu nele, do ano passado… Fiquei muito feliz com a descoberta. Entrei em seus blog e dei uma olhada no que vc está fazendo…Muito bom!
    Bem estou aqui de filhote e em casa.
    Apareça para uma visita. Continuo na mesma casa em Santa.
    Um beijo grande
    Adri

  5. Ricardo,

    que legal que voce gostou do texto. Que detalhes especificamente voce nao entendeu como fazer?

    A primeira parte, que diz respeito aos nodes eh soh copiar as imagens 🙂 A parte da Game Engine que aabordei mais superficialmente …

    Dri,
    estou louco pra conhecer seu filhote (pensei que fosse uma menina ..) 🙂

    Vou ter que esperar um pouco que estou numa grande viagem, mas quando eu voltar vou te ver sim. Queria discutir com voce umas ideias que tenho para meu trabalho final. Estou querendo fazer alguma coisa relacionada a redes sociais no espaco virtual, e as transformacoes dos espacoes de relacao (e do espaco urbano consequentemente).

    Beijao,
    Dalai

  6. Cleiton on August 29, 2008 at 10:37 am said:

    Gostei muito do site e das suas explicações! Também estou muito entusiasmado com o Blender. Estou a dar os meus primeiros passos. Nada melhor que evoluir com o Blender!!

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